Como atrair talentos para sua empresa em 4 passos

Como atrair talentos para sua empresa em 4 passos
Jadson Andrade | Publicado em

Como atrair talentos para sua empresa em 4 passos

O sucesso da sua empresa depende de muitas variáveis e situações, mas uma das mais importantes, são as pessoas. As pessoas são ativos importantíssimos e indispensáveis em qualquer negócio. Ter profissionais adequados e em seus respectivos lugares, exercendo sua função com excelência, significa mais satisfação, mais motivação, e sem dúvida nenhuma, será maior o tempo de permanência na empresa.



1. Fortaleça a marca empregadora da sua empresa


A melhor forma de atrair talentos é a sua empresa ser bem vista aos olhos dos candidatos e do mercado. Empresas com uma cultura forte, com um ambiente de trabalho agradável e um plano de carreira bem estruturado atrai a atenção de mais pessoas para o topo do funil, e consequentemente, atrai mais candidatos qualificados.


Dessa forma você atrai não somente os candidatos que estejam disponíveis no mercado de trabalho, ou, como é conhecido, os “desempregados”. Mas também você consegue atrair os olhares de excelentes profissionais que estejam trabalhando em outras empresas.


Mas calma, calma… Você pode cair no erro de achar que isso só acontece com as multinacionais que possuem nome, autoridade e um plano de carreira unido com vários benefícios, mas as pequenas e médias empresas também podem oferecer oportunidades aos seus colaboradores, sendo até mais fácil de propor aos envolvidos a ideia de vestirem a camisa da empresa.


Tudo isso de fato pode acontecer, quando a empresa vive a sua cultura de forma genuína.


2. Definir quais competências e habilidades você deseja que o candidato possua


Certo que sua marca empregadora lhe entrega a possibilidade de atrair mais pessoas, e dessa forma, para você identificar os talentos que casam exatamente com o que você está buscando, a sua comunicação com os candidatos precisa ser clara, para isso, você deve entender em primeiro lugar, quem é esse candidato desejado.


Logo em seguida defina quais capacidades e conhecimentos técnicos são indispensáveis, bem como os traços de personalidade.


De uma forma bem ampla, o comum é procurar candidatos que sejam proativos, responsáveis, comprometidos e capazes de buscar resultados da empresa, independentemente da vaga que ocupe.


Na foto vemos a realidade que as empresas sofrem com a contratação de alguém sem as devidas competências:


De acordo com Renato Trindade, gerente da Page Personnel, há muitos profissionais qualificados tecnicamente, com um currículo repleto de bons cursos e atividades complementares, mas tanto repertório não é suficiente para conquistar uma boa vaga.


“O profissional precisa ter uma forte inteligência emocional e buscar novas habilidades, como trabalhar em equipe, respeito ao próximo, inspirar e desenvolver pessoas. Muitos executivos acabam sendo atropelados pelo próprio ego e pagando um preço alto, muitas vezes acarretando a demissão”, explica.


3. Contrate com base nos valores da empresa


Este é simples e curto. Não tenha dúvida que as competências técnicas do candidato precisam ser levadas em consideração, mas um fator que você não pode negligenciar de forma alguma, são os valores que ele carrega.


Não esqueça que o conhecimento e experiência pode ser ensinada, o que nem sempre acontece com os valores.


Mas assim como o candidato, a empresa tem que alcançar alguns objetivos ao alcançar, como por exemplo, entender que não quer contratar um empregado, mas sim um colaborador. Como assim?


Empregado é aquele que chega e faz seu serviço e vai para casa, está somente para fazer um serviço e não participar ativamente na empresa. Colaborador é aquele que  tem a consciência da sua importância na organização, possui uma visão sistêmica do seu setor ou da empresa na totalidade, incluindo suas metas, objetivos e não mede esforços para “colaborar” com isso. Fácil tornar isso um dos valores que agregam na empresa e a visão de quem está fora dela.


4. Procure os candidatos nos lugares certos


Se o que você deseja é atrair um determinado talento para a sua empresa, você deve procurar no lugar certo. Caso insista em procurar no lugar errado pode acontecer algumas situações que lhe prejudicará, como a de contratar o “menos pior”.


Se deseja profissionais experientes, para um cargo sênior, você não deve priorizar anúncios em faculdades por exemplo. Agora se você busca por um estagiário, procure uma agência de integração e faculdades para convênio.


Entenda que deverá definir o melhor local para encontrar os candidatos mais adequados ao que você esteja buscando. Além de utilizar anúncios físicos, é importante você utilizar os portais de vagas e agências de integração, além de explorar suas próprias redes sociais como o LinkedIn, sendo criada para essa finalidade. O Facebook também possui um ambiente para divulgação de vagas de empregos.


A estruturação e o planejamento são muito importantes para sua contratação ser efetiva, de modo a identificar o perfil desejado e contratar profissionais mais alinhados com sua empresa.


Curtiu? Compartilha ou deixa um comentário.